quinta-feira, 1 de maio de 2014

Mulher República!

A efígie Mulher/ República foi adoptada como símbolo da República Portuguesa na sequência da implantação do novo regime, em 1910. Foi representada de várias formas, seguindo o modelo genérico da "Liberdade guiando o Povo" da autoria de Eugéne Delacroix,  individualizando-se, apenas, pelas cores vermelha e verde das suas roupas (cores da nova bandeira nacional) 
A República ostenta o "barrete frígio" ou barrete da liberdade, uma espécie de touca ou carapuça, que era originariamente utilizada pelos moradores da Frígia, uma antiga região da Ásia Menor, onde hoje está situada a Turquia. Utilizado também pelos escravos que, na Roma antiga, lutavam pela sua liberdade, foi usado na cor vermelha, pelos republicanos franceses que lutaram pela liberdade em França e que, com a tomada da Bastilha, instalaram a República. Esta peça, símbolo da liberdade e da república, aparece em destaque em muitos brasões de armas e bandeiras de nações, estados e cidades.  
Embora existam muitas versões artísticas de bustos da República, os mais conhecidos e difundidos foram os que obtiveram o 1.º e o 2.º lugares num concurso promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, em 1911, com o objectivo de se escolher aquele que deveria passar a ser o «busto oficial». São seus autores, respectivamente, os escultores Francisco dos Santos e Simões de Almeida Sobrinho.
A partir de1912 o busto esculpido por este último torna-se o padrão oficial da imagem da República Portuguesa.
 
Postal máximo - selo e carimbo comemorativos dos 25 anos da Assembleia Constituinte
(autor: Simões de Almeida)

Postal máximo com selo e carimbo comemorativos Busto da República
 (autor do busto: Francisco dos Santos)


Ceres é um conjunto de emissões de selos de Portugal após a implantação da República, a primeira das quais em 1912. Os selos ostentavam a deusa Ceres, uma mulher muito republicana, essencialmente agrícola, serena e segura de si.


Postal máximo com selo e carimbos comemorativos "Ceres 100 anos da República)
(Autor do desenho: Constantino Fernandes)

Os Correios Portugueses, propuseram a artistas contemporâneos que efectuassem uma reinterpretação livre do busto tradicional da República para a elaboração de selos destinados à comemoração do centenário da República em 2010. A folha inclui os bustos da autoria  de Francisco Santos e de Bento Cândido.
Folha com 8 selos da República


Postal máximo com selo do busto da República (CTC - Centro de Tropas Comando) e carimbo de Belas
(erro de identificação no selo - autor do busto, Bento Cândido da Silva)

Abaixo, alguns postais reproduzindo diferentes interpretações da Mulher/República ou da República/Mulher



2 comentários:

  1. Lindo. Excelentes peças filatélicas. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Exmª SEnhora,

    Será possível adquirir os postais máximos da Mulher/República e a que preço?

    Saudações filatélicas,

    João Paulo Simões

    ResponderEliminar